Plano Plurianual é apresentado a lideranças de Curitiba e RMC
21/08/2015 - 08:00

O planejamento das ações para os próximos quatro anos de governo, o Plano Plurianual (PPA) foi apresentado a representantes de diversos segmentos sociais durante audiência pública realizada em Curitiba, nesta quinta-feira (20).

Ao abrir o evento, o secretário do Planejamento, Silvio Barros, disse que que o PPA contém o que foi proposto para o Plano de Governo e para o orçamento do Estado, mas destacou que o plano foi elaborado em uma situação econômica muito diferente da atual.

“Hoje, todas as propostas não cabem no orçamento, teremos que priorizar. E a decisão do governo foi de que o ajuste dos programas de governo à realidade orçamentária deve ser feito com a contribuição da sociedade. Queremos tomar decisões em conjunto com a população”, afirmou.

O encontro, que encerrou a série de encontros para apresentação do PPA no Paraná, teve a presença do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Guido Brezolin; do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota, e do diretor presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, além de representantes de prefeituras de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana.

Os participantes da audiência puderam encaminhar perguntas, que foram respondidas pelo secretário após a apresentação do PPA.

INTERAÇÃO – O secretário Silvio Barros enfatizou que as audiências presenciais acabaram, mas a interação com a sociedade continua. Para isso foi criada a página www.governoecidadao.pr.gov.br, que ficará ativa até 31 de agosto para receber sugestões e dúvidas referentes ao Plano Plurianual. No site, também estarão disponíveis as participações registradas nos eventos e os vídeos das três audiências presenciais. Até a manhã desta quinta-feira, haviam sido registradas 43 sugestões de programas e 628 avaliações.

Depois de fechar a coleta de sugestões da população, as secretarias irão reavaliar as iniciativas propostas no PPA e fechar uma nova proposta que será enviada à Assembleia Legislativa do Paraná até 30 de setembro.

EM CONJUNTO - A secretaria do Planejamento é responsável pela elaboração do PPA, mas o desenvolvimento do plano é realizado em conjunto com todos os órgãos do governo. Para elaborar o PPA 2016 a 2019, a pasta de planejamento coletou informações de todas as secretarias, que ficaram responsáveis por desenvolver uma apresentação com os principais projetos e desafios de cada pasta.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias