Programa: Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

Enviado por Administracao … em sex, 16/08/2019 - 10:29

Cenário Atual

• Crescimento acentuado da frota veicular da RMC (dobrou em 15 anos);
  • Redução da velocidade média dos ônibus;
  • Descompasso entre tarifa técnica paga às concessionárias e a tarifa média recolhida na catraca;
  • Plano de Desenvolvimento Integrado está desatualizado (2006);
  • Obras sem conclusão: drenagem (parques ambientais de contenção de cheias) e mobilidade.

Visão de Futuro

• Executar de forma coordenada, planejada e sustentável, funções públicas de interesse comum (transporte, meio ambiente, coleta de lixo, saneamento, drenagem, uso do solo, etc.) entre os 29 municípios.

Objetivos Gerais

• Adequação do processo de gestão interfederativa da RMC ao Estatuto da Metrópole;
  • Regulamentar o transporte coletivo metropolitano;
  • Executar obras de mobilidade, saneamento e drenagem de rios;
  • Desenvolvimento sustentável e organizado do território da RMC.

Resultados Esperados

• Atingimento da condição de Gestão Plena na RMC, com Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI aprovado;
  • Estrutura própria de governança interfederativa;
  • Ações eficazes, amparadas no Estatuto da Metrópole e Lei Complementar Estadual.

Avalie as iniciativas de seu interesse

Clique no título de cada proposta para incluir seus comentários

Mobilidade no Espaço Metropolitano

Enviado por Administracao … em sex, 16/08/2019 - 10:22

Desenvolver políticas e ações que tragam inovação ao sistema metropolitano de mobilidade. Concluir as obras do PAC Mobilidade, que beneficiarão toda a RMC, como a melhoria na mobilidade entre as cidades e a capital do Estado. Aprimorar as condições de fluidez e segurança de pessoas, bens e mercadorias entre os municípios da RMC por meio da revisão de projetos viários estruturantes. Estudar projetos inovadores de modais sustentáveis que contribuam para um melhor deslocamento da população metropolitana com segurança e qualidade e direcionar a órgãos que possam implantá-los.

Integração da Região Metropolitana de Curitiba

Enviado por Administracao … em sex, 16/08/2019 - 10:23

Orientar o desenvolvimento urbano das cidades, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população da Região Metropolitana de Curitiba por meio da elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) em áreas como mobilidade urbana e regional, uso e ocupação do solo, meio ambiente e proteção dos mananciais de água, saneamento básico e resíduos sólidos, desenvolvimento socioeconômico sustentável e habitação de interesse social. Auxiliar os municípios da RMC na revisão de seus Planos Diretores, Planos de Mobilidade e demais planos de ordenamento territorial. Elaborar e implementar estudos e projetos para o controle do ordenamento físico territorial, regularização fundiária, promoção de oportunidades de emprego e renda, incremento do turismo e do desenvolvimento regional.

Meio Ambiente e Saneamento no Espaço Metropolitano

Enviado por Administracao … em sex, 16/08/2019 - 10:23

Melhorar o saneamento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) assessorando os municípios em seus planos de saneamento. Finalizar as revisões técnicas e dar continuidade aos projetos de Parques Metropolitanos, com foco na contenção de cheias, proteção/conservação da biodiversidade e controle de ocupações irregulares em áreas de risco. Participar ativamente dos conselhos gestores de unidades de conservação assim como consórcios que evoquem alguma das Funções Públicas de Interesse Comum da RMC.

Transporte Metropolitano

Enviado por Administracao … em sex, 16/08/2019 - 10:25

Aprimorar o atendimento, a capacidade de transporte, a rapidez e a segurança do transporte metropolitano de passageiros, realizando as devidas adequações nos quesitos legais, gerenciais e na fiscalização dos serviços. Realizar obras de infraestrutura tais como canaletas, faixas exclusivas, construção/reforma de terminais e novos abrigos de passageiros. Trazer qualidade no sistema de transporte fazendo com que haja um aumento no número de usuários. Fomentar a implantação dos sistemas de transporte coletivo municipais.

Avalie

No formulário abaixo, você pode indicar outras ações, propor melhorias nas propostas ou então encaminhar a sua opinião