Ensino Superior Inovador

Programa: Ensino Superior Inovador

Visão de Futuro

  • Referência nacional e internacional no ensino superior público, com ações inovadoras no ensino e na produção do conhecimento, contribuindo para a transformação da sociedade.

Cenário Atual

  • Falta de padrão do modelo de gestão e da estrutura das IEES;
  • Critério de distribuição de recursos por índices históricos, ao invés da demanda real das IEES;
  • Alta taxa de evasão acadêmica e baixo percentual de formação superior no Brasil;
  • Popularização do ensino à distância.

Objetivos Gerais

  • Qualidade e inovação no ensino superior com a melhoria contínua dos processos de gestão, monitoramento, avaliação, transparência e regulação dos diferentes níveis da formação acadêmica ofertados pelas IEES;
  • Expandir a oferta de cursos EAD, para ampliar o acesso à educação superior de qualidade;
  • Qualificar continuamente os servidores,
  • Promover ações que fomentem o desenvolvimento socioeconômico regional;
  • Incentivar processos de internacionalização através do ensino de línguas estrangeiras.
  • Objetivos Específicos
  • Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas IEES;
  • Impulsionar o desenvolvimento do estado do Paraná com a produção de conhecimento científico, a inovação tecnológica e a elaboração de políticas públicas com envolvimento das IEES;
  • Consolidar a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e cooperação técnico-científica;
  • Promoção da sustentabilidade ambiental, igualdade e de políticas afirmativas;
  • Melhorar o atendimento dos serviços às comunidades locais e regionais dos Hospitais Universitários do estado;
  • Executar serviços de saúde para a comunidade regional, com a disponibilização de pesquisa prática e de estágio;
  • Atingir a excelência nos campos da prática médica e da eficiência na gestão hospitalar.

Resultados Esperados

  • Novos parâmetros de gestão, custeio e investimento nas IEES para maior desempenho e equidade do sistema;
  • Redução da evasão;
  • Ampliação e qualificação da pós-graduação (mestrados e doutorados);
  • Oferta de novos cursos de pós-graduação lato sensu e de graduação, nas modalidades presencial e à distância, especialmente os relacionados à ciência e tecnologia;
  • Novos cursos de idiomas.

Principais iniciativas:

Gestão das Atividades Universitárias

Aprimorar os processos de gestão, monitoramento, avaliação, transparência e regulação dos diferentes níveis de formação no ensino superior, e a partir destes ampliar o acesso à educação superior de qualidade, na graduação e na pós-graduação, contemplando o fortalecimento da ciência, da tecnologia e da inovação; e o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Promover a formação, a capacitação e a fixação de recursos humanos qualificados voltados à ciência, tecnologia e inovação, particularmente no interior do Estado. Implantar uma estrutura, em conjunto com as IEES, visando a ampliação de oferta de educação híbrida e a expansão de cursos na modalidade EAD, em consonância com áreas estratégicas e demandas regionais. Promover a formação continuada de professores para a educação básica, frente a novas práticas metodológicas, tecnologias educacionais e a base nacional comum curricular. Promover a inserção do ensino superior para apoiar demandas sociais e ações para desenvolvimento regional. Implementar e estimular a internacionalização por meio do ensino de línguas estrangeiras.

 

Educação Fiscal - SETI

Disseminar as informações à população sobre tributação, responsabilidades do Estado e exercício da cidadania, contribuindo para a transparência na gestão pública e na prática da responsabilidade fiscal. Despertar na sociedade uma reflexão e uma ação participativa acerca da educação fiscal, mediante eventos de curta duração, tais como: conferências, seminários, simpósios, palestras e cursos, enfatizando como são arrecadados os recursos; como se investe o dinheiro público; e quais os mecanismos.

 

Gestão das Atividades Universitárias - UEL

Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção de conhecimento científico e inovação tecnológica alinhada com os esforços dos demais setores do governo para apoio financeiro e institucional. Melhorar a qualidade do ensino superior estadual, consolidando a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cooperação técnico-científica, investindo na infraestrutura, na qualificação do corpo docente e de agentes universitários. Implementar políticas próprias e derivadas de legislação, promovendo ações que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial.

 

Gestão das Atividades Universitárias - UEPG

Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção de conhecimento científico e inovação tecnológica alinhada com os esforços dos demais setores do Governo para apoio financeiro e institucional. Melhorar a qualidade do ensino superior estadual, consolidando a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cooperação técnico-científica, investindo na infraestrutura, na qualificação do corpo docente e de agentes universitários. Implementar políticas próprias e derivadas de legislação, promovendo ações que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial.

 

Gestão das Atividades Universitárias - UEM

Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção de conhecimento científico e inovação tecnológica alinhada com os esforços dos demais setores do Governo para apoio financeiro e institucional. Melhorar a qualidade do ensino superior estadual, consolidando a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cooperação técnico-científica, investindo na infraestrutura, na qualificação do corpo docente e de agentes universitários. Implementar políticas próprias e derivadas de legislação, promovendo ações que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial.

 

Gestão das Atividades Universitárias - UNIOESTE

Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção de conhecimento científico e inovação tecnológica alinhada com os esforços dos demais setores do Governo para apoio financeiro e institucional. Melhorar a qualidade do ensino superior estadual, consolidando a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cooperação técnico-científica, investindo na infraestrutura, na qualificação do corpo docente e de agentes universitários. Implementar políticas próprias e derivadas de legislação, promovendo ações que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial.

 

Gestão do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais - UEPG

Melhorar o atendimento dos serviços às comunidades locais e regionais do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. Executar serviços de saúde para a comunidade regional e servir de campo de pesquisa e de estágio para os cursos de graduação e pós graduação na área de Ciências da Saúde e correlatas. Perseguir a excelência nos campos da prática médica e da eficiência na gestão hospitalar.

 

Gestão das Atividades Universitárias - UNICENTRO

Desenvolver e aprimorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Impulsionar o desenvolvimento do Estado do Paraná, mediante a produção de conhecimento científico e inovação tecnológica alinhada com os esforços dos demais setores do Governo para apoio financeiro e institucional. Melhorar a qualidade do ensino superior estadual, consolidando a excelência no ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e cooperação técnico-científica, investindo na infraestrutura, na qualificação do corpo docente e de agentes universitários. Implementar políticas próprias e derivadas de legislação, promovendo ações que visem o cumprimento dos aspectos relativos à promoção da igualdade e combate à discriminação racial.