Modernização da Infraestrutura do Paraná

 

Programa: Modernização da Infraestrutura do Paraná

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:23

Visão de Futuro

  • Otimizar a infraestrutura de transporte do Estado por meio de sua modernização e viabilização da integração multimodal de transporte, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Cenário Atual

  • Baixa qualidade do nível do pavimento em rodovias estaduais
  • Falta de Acesso Ferroviário ao Porto de Paranaguá;
  • Berços de Atracação insuficientes.

Objetivos Gerais

  • Desenvolver a infraestrutura visando a modernização e integração de modais;
  • Aumentar a eficiência na movimentação de pessoas e mercadorias no Estado;
  • Aperfeiçoamento da malha viária estadual;
  • Modernização e ampliação da infraestrutura portuária;
  • Modernização e expansão dos ativos da FERROESTE;
  • Garantir uma adequada conservação da malha viária municipal;
  • Garantir uma adequada conservação da infraestrutura existente da rede aeródromos;
  • Promover a regulação do modal aquaviário, garantindo maior segurança ao usuário e melhoria na qualidade do serviço ofertado;
  • Implantação de Novos Berços de Atracação;
  • Ações norteadas/permeadas pelo desenvolvimento sustentável.

Objetivos Específicos

  • Iniciar os procedimentos para licitação da obra da ponte sobre a Baía de Guaratuba.
  • Promover melhoria contínua dos sistemas de informática da APPA;
  • Melhorias na Infraestrutura terrestre no Porto (vias de acesso urbano e de circulação portuária);
  • Melhorias e Duplicações no Corredor da PR-323 (Maringá-Francisco Alves);
  • Melhorias e Duplicações no Corredor Norte Pioneiro (Jaguariaíva – Santo Antônio da Platina);
  • Melhorias e Duplicações no Corredor Sudoeste (PRC-280: 175,77 km; PR-180: 4,33 km PR-483: 26,41 e PR-182: 69,4 km e PRC-158: 8,35 km);
  • Implantação da Faixa de Infraestrutura de Pontal do Paraná;
  • Implantação do trecho Jaguariaíva – BR-116 (Alpino);
  • Implantação do Contorno de Ponta Grossa;
  • Implantação do Contorno de Apucarana;
  • Implantação do Contorno Norte de Londrina;
  • Implantação do Contorno Sul de Maringá;
  • Implantação do Contorno Oeste de Campo Mourão;
  • Implantação do Contorno Norte de Cascavel;
  • Implantação da nova ligação rodoviária duplicada entre Praia de Leste e Pontal do Paraná.
  • Implantação do Segundo Anel Rodoviário de Curitiba - Duplicação da PR-423 (Campo Largo - Araucária - Fazenda Rio Grande);
  • Duplicação da PR-412, entre Garuva e Guaratuba;
  • Duplicação da PR-218 (Arapongas - Astorga - Nova Esperança);
  • Duplicação da PR 092 (Almirante Tamandaré – Rio Branco do Sul);
  • Construção da 2ª Ponte Internacional sobre o Rio Paraná (Foz do Iguaçu/BRA – Presidente Franco/PY) e acessos rodoviários;
  • Ampliação da Capacidade de Embarque;
  • Redução dos gargalos do transporte ferroviário do estado do Paraná, com a implantação de uma nova gestão dos contratos e da comercialização de fretes.

Resultados Esperados

  • Manter as rodovias estaduais em boas condições de tráfego proporcionando maior segurança;
  • Ampliar capacidade de rodovias estaduais para maior segurança aos usuários;
  • Amplia a capacidade da malha rodoviária visando o aumento no transporte de pessoas;
  • Melhoria das condições de trafegabilidade e de segurança das rodovias, para atrair novos investimentos e expandir os existentes.

 

 

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Fomento Rodoviário

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:27

Tem por finalidade promover a melhoria da trafegabilidade das vias (estradas, ruas, ciclovias, etc) municipais. Promover ações para o fomento municipal, voltadas para o modal rodoviário, baseado em estudos de desenvolvimento local e regional, visando aprimorar as condições para o transporte da população urbana, o transporte de safra, escolar, saúde publica e de outros usuários nessas vias.

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Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná - BID - DER

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:28

Melhorar a logística de transportes do Estado pela diversificação dos modais rodoviário, aquaviário, aeroportuário e ferroviário, objetivando dar suporte ao desenvolvimento econômico por meio de obras de infraestrutura financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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Gestão de Projetos e Modernização do Sistema Rodoviário Estadual

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:29

Assegurar uma infraestrutura de transportes suficiente, adequada e de qualidade às necessidades do Estado, facilitando a boa circulação de pessoas e a escoação da produção. Planejar, projetar e modernizar a malha rodoviária, aumentar o nível de serviço das vias do Sistema Rodoviário do Estado. Desenvolver estudos e projetos de engenharia e fomentar a pesquisa e desenvolvimento rodoviário.

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Programa Rotas do Desenvolvimento - Banco do Brasil

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:30

Melhorar a infraestrutura rodoviária em pontos críticos, visando a maior segurança para os usuários.

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Administração da Manutenção e Segurança do Sistema Rodoviário Estadual

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:30

Gerir, manter, supervisionar e conservar rodovias estaduais pavimentadas com o objetivo de estabelecer uma condição do estado do pavimento de bom a muito bom e razoável. Agir em rodovias não pavimentadas nos serviços de conservação da faixa de domínio e situações relacionadas a adequações. Estabelecer critérios de manutenção e supervisão de Obras de Arte Especiais. Promover a execução de serviços que possibilitem a manutenção, operação, monitoramento e segurança das rodovias delegadas.

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Fomento Aeroviário

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:31

Melhorar as condições estruturais dos aeródromos públicos do Estado. Promover ações para o fomento municipal no modal aeroviário, destinadas à melhoria da infraestrutura dos aeródromos e aeroportos públicos, garantindo a acessibilidade às regiões do Estado para fins de atendimento médico, empresarial e humanitário, nas situações que se fizerem necessárias, além da promoção de negócios.

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Fomento Aquaviário

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:32

Tem por finalidade a melhoria nas condições segurança e navegabilidade, dos usuários das travessias fluviais, mediante a aquisição e recuperação das balsas; bem como na construção e conservação dos atracadouros.

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Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná - BID - SEIL

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:33

Desenvolver projetos no âmbito do Programa BID I - Integração, visando o fortalecimento institucional, o aprimoramento e a integração multimodal de transportes do Estado, por meio da contratação de estudos que garantirão aos gestores melhores condições de planejamento, gestão e administração na execução das políticas de infraestrutura e logística.

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Gestão de Planos, Programas e Projetos

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:33

Orientar a implementação de políticas públicas na área de infraestrutura de transporte e logística. Realizar o planejamento de ações para implantação de projetos de infraestrutura e logística por meio do desenvolvimento de planos, programas e projetos multimodais.

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Integralização de Capital na FERROESTE

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:34

Capitalizar a empresa para possibilitar a aquisição de material rodante e o investimento na ampliação das atividades comerciais. Integralização de capital na FERROESTE.

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Modernização e Expansão da Infraestrutura Portuária

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:35

Atender novas demandas do setor portuário na área de abrangência da APPA. Promover o investimento nas áreas operacionais de Paranaguá e Antonina, modernizando e expandindo a infraestrutura portuária; proporcionar o aumento da capacidade instalada e elevar o desempenho operacional.

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Modernização e Expansão da FERROESTE

Enviado por Administracao … em qui, 22/08/2019 - 09:35

Aumentar a movimentação de cargas. Promover melhorias nas instalações e ativos operacionais da FERROESTE proporcionando transporte de cargas eficiente e de menor custo operacional. Aumentar a capacidade de tração de forma a otimizar o escoamento da produção paranaense.

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