Paraná Cultural

Programa: Paraná Cultural

Visão de Futuro

Ser um Estado referência na transversalidade das políticas públicas de cultura, na preservação do patrimônio cultural, no diálogo permanente com atores do mundo cultural, e na democratização do acesso aos bens culturais em benefício de todos. 

Cenário Atual

  • Ausência de sistemas municipais e estadual de Cultura que possibilitam o co-financiamento e a gestão eficiente das políticas públicas de cultura;
  • Necessidade de descentralizar as políticas de fomento e incentivo à cultura para todas as regiões do Estado do Paraná;
  • Fragilidade do Sistema Estadual de Museus e da política de preservação do patrimônio histórico e cultural do estado do Paraná;
  • Ausência de políticas públicas de incentivo à economia criativa e de fomento à dimensão econômica da cultura;
  • Escassez de atividades lúdicas e culturais nos municípios de pequeno porte;
  • Carência de capacitação técnica para gestão e implementação de políticas públicas culturais.

Objetivos Gerais

  • Incentivar, fomentar e desenvolver o acesso à cultura cidadã, como instrumento de transformação e aperfeiçoamento de uma sociedade de valores humanísticos, democráticos, solidários, fraternos, de paz e de respeito às diferenças.

Resultados Esperados

  • Institucionalizar o Sistema Estadual de Cultura e estruturar os sistemas municipais de cultura em, pelo menos, 50% dos municípios paranaenses nos próximos 4 anos;
  • Ampliar o acesso às atividades culturais em todas as regiões do estado do Paraná;
  • Melhoria da gestão museológica e preservação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial;
  • Agregar alternativas de trabalho, emprego e renda à cultura, por meio da economia criativa;
  • Ampliar o acesso aos projetos culturais a todos os paranaenses;
  • Implantar um centro de formação na área cultural, em parceria com a Escola de Governo e Universidades Públicas.

Principais iniciativas:

Fortalecimento das Políticas Públicas Culturais

Operacionalização do Plano Estadual de Cultura e o fortalecimento institucional das políticas públicas por meio da implantação do Sistema Estadual de Cultura; assessoramento na constituição e ou avanços dos Sistemas: Municipais de Cultura; Estadual de Museus; de cofinanciamento de projetos culturais; de preservação do patrimônio histórico e cultural material e imaterial; bem como, o apoio e fomento à economia criativa (planos setoriais).

 

Produção Artística e Cultural

Promover o desenvolvimento artístico-cultural da comunidade paranaense, por meio das artes cênicas, da música e da dança. Garantir a sobrevivência e a programação dos corpos estáveis e técnicos do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG). Proporcionar através do Contrato de Gestão com o Serviço Social Autônomo Palco Paraná o desenvolvimento e aperfeiçoamento das expressões artísticas e culturais, garantindo a manutenção das programações artísticas da Orquestra Sinfônica do Paraná, do Balé Teatro Guaíra e do Corpo Técnico do CCTG.

 

Fundo Estadual de Cultura - FEC

Gestão do Fundo Estadual de Cultura tendo por objetivos: facilitar à comunidade o acesso aos bens e espaços artísticos e culturais, assim como às atividades desenvolvidas na área da cultura; incentivar a produção, difusão e circulação de bens culturais paranaenses nas diversas áreas de atuação; estimular o desenvolvimento cultural do Estado em todas as regiões; garantir a preservação, difusão, conservação, ampliação e recuperação do patrimônio cultural material e imaterial do Paraná; propiciar a formação e aperfeiçoamento de agentes culturais atuantes em todo o âmbito estadual; fomentar a pesquisa nos diversos campos da cultura; promover a inserção da produção cultural do Estado em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico; valorizar e difundir o conjunto das manifestações artístico-culturais que constituem a diversidade formadora da identidade cultural do Paraná.

 

Paraná Literário

Proporcionar e facilitar o acesso da população de todas as faixas etárias à leitura, por meio da oferta de um espaço adequado, acessível, confortável e inovador. Adotar as medidas necessárias para a conservação, proteção e recuperação da memória histórica, bibliográfica e documental do Paraná. Realizar a aquisição contínua de obras literárias, periódicos e material multimídia. Desenvolver atividades de difusão cultural a partir de ações e eventos de caráter local e regional. Sediar cursos gratuitos e abertos para toda a comunidade, contemplando os mais diversos públicos. Capacitar as equipes das unidades integrantes do Sistema Estadual de Bibliotecas Municipais. Fomentar a produção de conhecimento por meio da edição e publicação de livros, revistas e jornais.