Programa: Desenvolvimento Sustentável e Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

Cenário Atual

• Crescimento acentuado da frota veicular da RMC (dobrou em 15 anos);
  • Redução da velocidade média dos ônibus;
  • Descompasso entre tarifa técnica paga às concessionárias e a tarifa média recolhida na catraca;
  • Plano de Desenvolvimento Integrado está desatualizado (2006);
  • Obras sem conclusão: drenagem (parques ambientais de contenção de cheias) e mobilidade.

Visão de Futuro

• Executar de forma coordenada, planejada e sustentável, funções públicas de interesse comum (transporte, meio ambiente, coleta de lixo, saneamento, drenagem, uso do solo, etc.) entre os 29 municípios.

Objetivos Gerais

• Adequação do processo de gestão interfederativa da RMC ao Estatuto da Metrópole;
  • Regulamentar o transporte coletivo metropolitano;
  • Executar obras de mobilidade, saneamento e drenagem de rios;
  • Desenvolvimento sustentável e organizado do território da RMC.

Resultados Esperados

• Atingimento da condição de Gestão Plena na RMC, com Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI aprovado;
  • Estrutura própria de governança interfederativa;
  • Ações eficazes, amparadas no Estatuto da Metrópole e Lei Complementar Estadual.